Do autor: Eu saúdo você. Hoje vou falar sobre como configurar a segmentação VK ou publicidade direcionada no VKontakte. Direi desde já que o artigo não dará nenhum caso específico, vamos apenas olhar para essa fonte de tráfego em geral, e também darei alguns recomendações gerais em trabalhar com ele.

Alvo VK - o que é isso?

Alvo traduzido do inglês significa objetivo. Ou seja, a publicidade direcionada pode ser chamada de publicidade que atinge o alvo. Naturalmente, somente se estiver configurado corretamente. Não vou configurá-lo para você, mas vou ajudá-lo pelo menos a descobrir as configurações básicas neste artigo.

Alvo VK: configurando, analisando possibilidades de publicidade

Direi imediatamente que os desenvolvedores do VKontakte deram aos anunciantes uma ampla gama de opções em termos de personalização. Não existem tantos deles como, por exemplo, no MyTarget, mas significativamente mais do que na maioria dos outros sistemas.

Ok, das palavras à ação, vamos criar um novo anúncio. O site perguntará imediatamente o que exatamente você vai anunciar, outras ações dependem disso. Digamos que eu escolha um Site Externo para anunciar algum programa de afiliados.

Assim, após inserir o endereço, passamos a poder criar o próprio anúncio, bem como a segmentação em si, ou seja, a escolha de para quem esse anúncio deve ser exibido. Vamos examinar todos os pontos especificamente.

Formato do anúncio. Existem 2 opções, você pode escolher uma imagem pequena (largura maior que altura), título e descrição. Se você acha que um título (limitado a 25 caracteres) será suficiente e em vez de uma descrição prefere inserir uma imagem grande, escolha um formato com imagem grande. Este formato é adequado para publicidade de vários jogos on-line e em geral tudo o que é muito procurado e não requer descrição especial.

O formato com descrição permite descrever a essência da sua proposta com mais detalhes em 60 caracteres. Conselho. Ajuste imediatamente as fotos que pretende inserir nas proporções recomendadas pelo serviço.

Assunto do anúncio. Escolha aquele que mais se aproxima da essência do seu anúncio. Se você achar difícil fazer isso, escolha o tópico “Outro”. Eu escolho com frequência, os moderadores não têm queixas.

Marcação de idade. Nunca especifiquei, mas se você acha que é relevante para o seu anúncio, pode indicá-lo.

O mais interessante é definir o público-alvo

Aqui, primeiro você encontrará as configurações GEO. Na maioria dos casos, são muito importantes, pois você pode anunciar um produto ou serviço relevante apenas para um país, região ou cidade. Por exemplo, você está anunciando um evento que acontecerá em uma cidade grande. Então você precisa de pessoas desta cidade, que seja Kiev.

Assim, escolho o país Ucrânia e a cidade Kyiv. Imediatamente à direita, o público-alvo e o custo por clique recomendado mudam. VKontakte me mostra que o público-alvo é de quase 5 milhões de pessoas, embora na verdade outro dia eu tenha olhado para a população de Kiev - apenas 3 milhões.

Posso explicar aproximadamente por que o alvo VK tem números tão grandes:

Muitas pessoas cadastram diversas contas em uma rede social, então são diversas contas para uma pessoa

Muitos dos que vivem perto de Kiev indicam esta cidade no seu perfil, embora não sejam seus residentes diretos

É que muita gente colocou esta cidade no mapa, embora na verdade não morem nela e talvez nunca tenham estado lá.

Digamos que você convide pessoas para algum evento de TI. Nesse caso, a grande maioria do seu público-alvo são homens. Também definirei a idade de 16 a 50 anos.

Mas este ainda não é o público-alvo. Em primeiro lugar, o nosso público ainda é muito grande (mais de um milhão). Em segundo lugar, não é direcionado, uma vez que os homens dos 16 aos 50 anos podem fazer qualquer coisa: recolher moedas, andar de bicicleta, jogatina. E só precisamos de quem se interessa por TI.

Maneiras de destacar seu público-alvo

A primeira forma é por profissão. Basta conhecer a lista de todas as principais profissões e inseri-las. Veja Educação e trabalho - Cargos. Por exemplo, entrei em 2 profissões relacionadas a TI.

O público-alvo diminuiu imediatamente e hoje é de 1.800 pessoas.

Talvez você precise de mais para poder pesquisar e adicionar mais profissões relacionadas a TI. Ok, esta é a primeira maneira. A segunda forma é por categoria de interesse. É muito simples, veja o item Interesses e selecione TI.

Encontramos 105 mil homens de Kiev com idades entre 16 e 50 anos que estão de alguma forma interessados ​​em TI.

A única desvantagem deste método é que o interesse de muitos pode ser muito fraco e não se sabe até que ponto uma pessoa está interessada nesta área.

A terceira forma é por comunidade. Chega também boa opção, porque se uma pessoa é membro da comunidade de TI, então ela está pelo menos minimamente interessada neste tópico. Assim você pode selecionar diversas comunidades de TI e obter um bom número clientes potenciais.

O quarto método é por aplicação. Você pode exibir anúncios apenas para as pessoas que adicionaram um ou outro aplicativo (daqueles do VKontakte). Talvez este método não seja adequado para o meu exemplo fictício, mas para muitos outros casos é bastante adequado.

Opções adicionais

Dispositivos. Se for fundamental para você que a publicidade seja exibida apenas para pessoas que visitam o site em determinados dispositivos, selecione na lista.

Sistemas operacionais. Novamente, se isso faz alguma diferença para você, escolha o OC desejado. Digamos que você esteja anunciando um programa de limpeza do Windows 7. Então você precisa exibir anúncios apenas para quem possui esse sistema operacional.

Definindo o preço

Você pode optar por pagar por cliques específicos ou por 1.000 impressões. O preço recomendado depende principalmente do target e principalmente do GEO. Por exemplo, é mais caro comprar tráfego de Moscou do que de uma cidade menor.

Se você optar por pagar por cliques, poderá escolher exatamente onde a publicidade será exibida - apenas no VKontakte ou também em sites parceiros. Para iniciantes, recomendo limitar-se apenas à própria rede social.

Como definir o custo da transição em si? O conselho mais comum é definir o preço médio recomendado. Ou seja, se a faixa de preço recomendada for de 8 a 12 cliques, defina-a como 10.

Mas na maioria dos casos você pode apostar menos. Por exemplo, 20-50% do preço recomendado: 4-5 rublos. Nesse caso, o VKontakte pode reduzir a velocidade de exibição do anúncio e reduzir o alcance.

Se você decidir pagar por 1.000 impressões, o custo será significativamente menor. Por exemplo, se para 1 clique meu preço recomendado era de 8 a 12 rublos, então para 1.000 impressões era de 2,5 a 3,5 rublos. Significativamente menos!

Nesse caso você pode colocar ainda menos, mas na hora de pagar pelas impressões vale lembrar que quanto menor o preço, mais o VKontakte mostrará seus anúncios para as mesmas pessoas. Se você aumentar o preço, ele começa a aparecer para um público mais exclusivo. Por isso, nem sempre vale a pena economizar e fixar um preço muito baixo.

Além disso, ao pagar por impressões, marque sempre a caixa de seleção “Limitar a 100 impressões por pessoa”. Se uma pessoa vê um anúncio 100 vezes e não clica nele, é improvável que ela clique nele, mesmo após a milésima impressão. Normalmente, se estou interessado em um anúncio, clico nele imediatamente. É por isso que recomendo que você marque esta caixa.

Isto diz respeito às próprias possibilidades de publicidade direcionada no VKontakte, mas, além disso, também posso dar alguns dicas úteis Como tornar sua publicidade mais eficaz.

A questão é que você pode fazer upload de uma lista de identificadores (ou endereços de e-mail) de usuários do VKontakte para o sistema e a publicidade será mostrada apenas para eles. Você pode criar essas listas usando analisadores como o TargetHunter.

Resultado final

Então, analisamos a configuração de alvos VK. Na verdade, esta é uma fonte de tráfego bastante simples, mais simples do que a publicidade contextual ou MyTarget. Mas também não é o mais simples. Você pode dominar o trabalho com isso rapidamente.

Quem sabe, talvez com a ajuda da publicidade direcionada no VKontakte você consiga ganhar seu primeiro dinheiro com programas de afiliados. Hoje falei sobre as configurações e capacidades básicas e também compartilhei minha lista de verificação sobre como melhorar a eficácia de sua publicidade direcionada no VKontakte. Boa sorte!

Olá a todos os leitores e visitantes do blog. Já discutimos um número considerável de tópicos sobre. Este artigo não será exceção; hoje falaremos sobre publicidade direcionada.

Vkontakte- Esse rede social, que se tornou extremamente popular não só em nosso país, mas também em outros países. Além de ser um ótimo local para troca de informações, é também uma plataforma de publicidade. Atualmente, existem dois tipos de publicidade no VKontakte:

  • direcionado;
  • nas comunidades.

Neste artigo você poderá conhecer as vantagens e características da publicidade direcionada.

Este tipo de publicidade é muito eficaz tanto para grande negócio, e para pequenas empresas que planejam promover sua marca, produto ou serviço. A publicidade direcionada tornou-se bastante popular atualmente e ocupa a liderança entre as ferramentas de promoção online.

Segmentação e remarketing

A peculiaridade da publicidade direcionada é que ela não está vinculada ao conteúdo do site, mas a um determinado grupo de pessoas de acordo com critérios específicos - idade, sexo, local de residência e outros.

Entre suas outras vantagens vale destacar:

  • configurações flexíveis. Você pode configurar de forma independente idade, sexo, interesses, escolaridade, bem como a geografia dos usuários aos quais os anúncios serão exibidos;
  • a capacidade de anunciar sem ter um recurso da Internet. Essa vantagem é um verdadeiro benefício para o desenvolvimento de projetos empresariais. Em vez de um site, você pode criar um grupo para o qual os clientes-alvo irão mudar;
  • criando anúncios específicos para cada grupo separadamente.

Publicidade direcionada VKontakte é muito eficaz. Afinal, os usuários indicam o máximo de informações sobre si mesmos, o que permite limitar o círculo de pessoas para quem será transmitido. Se você comparar com outros tipos de publicidade, a publicidade direcionada irá encantá-lo com a ampla disponibilidade de ferramentas, preços acessíveis, além de um banco de dados sério sobre cada usuário. Existe também o remarketing, que permitirá reter o usuário até que ele faça uma compra.

Custo da publicidade direcionada

Pagar por impressões é considerado uma opção mais barata, mas é melhor não utilizá-la para promover novos projetos. Afinal, mesmo 100 mil transições não garantem eficiência. Melhor usado para anúncios que foram testados e são clicáveis.

O orçamento para uma campanha publicitária direcionada é de pelo menos 500 rublos. Mas os especialistas recomendam investir grandes quantias de dinheiro em promoção. Cerca de 10 mil rublos. Quanto dinheiro será debitado por uma impressão é algo que cada um decide por si. Porém, quanto maior o preço, maior a chance de o público-alvo conseguir vê-lo.

Olá! Se você decidir configurar publicidade direcionada no VKontakte, muitas questões surgirão imediatamente. Quanto dinheiro você precisa para iniciar uma campanha publicitária? Quais configurações devem ser selecionadas e quais devem ser ignoradas, dada a minha projeto individual? Como selecionar imagens? Qual formato de imagem é melhor? O que é CTR e o que é CPM, qual a diferença e o que escolher? O que é retargeting e como usá-lo? Para evitar complicações desnecessárias, consideraremos todas essas questões e muito mais neste artigo.

Os céticos dirão: “Eu tentei! Publicidade direcionada não funciona! Gastei muito dinheiro." Caros camaradas, o violino não tocará nas mãos de um hipopótamo! Eu tentei e não funcionou, isso não significa que não funciona. Isso significa que houve um erro em algum lugar. Milhares de empresas no VKontakte utilizam esta ferramenta e recebem clientes todos os dias. Basta um pouco de paciência e habilidade.

Enquanto isso, aqui está este infográfico:

Gostaria também de alertar as pessoas que estão apenas experimentando a publicidade online. Em primeiro lugar, recomendo-lhe um canal de publicidade, pois primeiro você deve trabalhar nessa direção. A publicidade direcionada é mais “tráfego de longo prazo” e em alguns nichos ainda pode competir com a publicidade contextual na velocidade de conversão de um visitante em comprador. Mas na maioria dos casos, é melhor começar com publicidade contextual e só então conectar a publicidade direcionada. E usar a combinação de publicidade contextual + segmentação VKontakte ajudará a aumentar significativamente a eficiência. Falarei sobre isso no próximo artigo, porque agora será difícil falar sobre todas as sutilezas, mas darei algumas orientações. Então vamos começar.

Para facilitar a navegação, dividiremos condicionalmente todo o processo em 2 etapas. Nomeadamente:

  1. Preparação: termos básicos, preparação para teste de anúncios, criação de uma conta de publicidade.
  2. Contexto: Vamos examinar as configurações básicas de segmentação, formatos de anúncios, compilar um teste de imagens e títulos e também escolher estratégias de impressões ou cliques.

Preparação e termos

Um pouco de teoria e números:

CTR é a proporção entre cliques e impressões, medida como uma porcentagem. Por exemplo, de 1.000 impressões você recebeu 20 cliques. 20/1000*100 = 2%. É importante considerar este indicador ao escolher um formato de publicidade baseado em visualizações. Ao anunciar por clique, não é tão importante, porque... isso não afeta o custo por clique.

CPC – custo por transição.É importante levar sempre em consideração, caso contrário você pode acabar no vermelho.

Criando uma conta de publicidade

Abra “Configurações” no menu à esquerda e procure o link “Publicidade” na parte inferior.

Clique no botão “Anúncio direcionado”. “Crie um anúncio.” O primeiro passo é criar um anúncio, não uma conta. Sugiro apenas criar um anúncio agora, sem definir nenhuma configuração, apenas para que você tenha uma conta de publicidade.


Fotos de culinária

Você pode escolher duas opções. A primeira é procurar você mesmo as fotos em todos os recursos disponíveis (desde bancos de fotos até uma busca banal de imagens em um mecanismo de busca) e depois preparar as fotos no Photoshop. Ou você pode usar esse serviço megaconveniente, para começar será suficiente versão gratuita. Não vou me alongar no serviço agora; se quiser, você pode descobrir, é intuitivo.

Testando imagens e títulos

Para montar uma campanha de forma mais eficaz, é importante testar imagens e títulos. Precisamos nos preparar para o teste. O teste é o seguinte.

  • Selecione pelo menos 5 fotos. Testamos cinco imagens com o mesmo título.
  • E crie pelo menos 5 títulos. Testamos cinco títulos com a mesma imagem.
  • Depois de testar quais imagens e títulos foram mais clicáveis, combinamos o título e a imagem mais clicáveis. Dessa forma, obtemos o anúncio mais eficaz.

Idealmente, você precisa testar pelo menos 15 fotos e 15 títulos. Mas para entender pela primeira vez, até cinco são suficientes.

Configurações

Hoje existem 5 opções de formatos de publicidade para um site e um grupo.

  • imagem e texto. Eles são usados ​​principalmente quando você precisa explicar claramente no anúncio do que se trata;
  • imagem grande. Esse formato é bom porque chama a atenção muito melhor que o anterior. Mas há uma desvantagem significativa - há um limite de caracteres, apenas 25. Você também pode escrever texto na imagem, o que expande significativamente os recursos desta opção;
  • Formato exclusivo. Nesse caso, seu anúncio será veiculado ao usuário em uma única via, sem concorrentes. A desvantagem é que custa duas vezes mais caro;
  • Promoção de comunidades. Este formato é adequado apenas para comunidades que você não pode anunciar seu site usando-o. A principal diferença é que o usuário poderá ingressar na sua comunidade sem clicar em um link. Haverá um botão “Participar” logo no anúncio;
  • E finalmente um formato especial! Se o seu público-alvo for superior a 100 mil, recomendo experimentar! Não é veiculado na coluna da esquerda, como outros formatos, mas no feed de notícias do usuário, o que aumenta significativamente o CTR. Esta opção também funciona apenas para comunidades.

Selecionando o assunto do anúncio

Basicamente, você pode pular esta etapa, mas é útil selecionar um tópico e uma subseção. Quando o tópico e a subseção são definidos, a moderação é mais rápida.

Escolhendo a geografia do nosso público-alvo

Neste bloco você pode selecionar as cidades onde deseja anunciar, áreas, estações de metrô e até mesmo as ruas da sua cidade. Isso é necessário se você tiver uma empresa local, por exemplo, um café. Nesse caso, você precisa entrar em sintonia com um círculo restrito de pessoas que não precisam percorrer meio caminho da cidade para vê-lo. Aqui você também pode eliminar publicidade irrelevante. Por exemplo, você está vendendo algum produto raro, tendo-o adquirido anteriormente na China. Neste caso será muito útil cortar grandes cidades, porque Eles já têm uma escolha muito boa e podem facilmente comprar o mesmo produto com entrega em sua cidade, e muitas vezes mais barato. Para isso, você precisa selecionar na coluna “exceto” as cidades que deseja excluir da sua campanha publicitária.

Configurando dados demográficos

Tudo fica claro com sexo e idade. Mas existem configurações muito interessantes neste bloco, como aniversário. Podemos marcar a caixa do aniversário. E escreva no anúncio, por exemplo: “Em homenagem ao aniversário, desconto de 10%”. Esses anúncios aumentam as taxas de cliques porque... nós os personalizamos. Ao escolher o seu estado civil, você também pode melhorar a relevância do seu RK. Por exemplo, não faz sentido anunciar um site de namoro para pessoas casadas. Bem, pelo menos com frequência)

Interesses

Bem, finalmente chegamos lá :) Na minha opinião, este é o bloco mais importante e útil na segmentação tradicional. Portanto, vamos falar sobre isso com o máximo de detalhes possível. Então vamos lá.

Categorias de interesses

O algoritmo VKontatka conta constantemente o envolvimento de cada usuário específico em determinadas categorias de postagens. Por exemplo, se uma pessoa gosta, comenta ou visualiza constantemente um tópico específico, por exemplo, produtos e serviços. Com esta configuração poderemos direcionar a nossa publicidade para este segmento de utilizadores! Ótimo, não é?! :)

Comunidades

Podemos atingir o segmento de público que faz parte dos grupos de nossos concorrentes! Ou seja, na verdade roubando clientes dos concorrentes. Bem, isso não é tudo! Uma pessoa que seja membro de comunidades de interesse também pode ser nosso cliente potencial (por exemplo, pessoas que são membros de comunidades empresariais são clientes potenciais na área de serviços b2b). Mas aqui você precisa selecionar cuidadosamente as comunidades nas quais você se sintoniza.

Segmentação de aplicativos e sites

Ao direcionar aplicativos específicos, você também pode alcançar bons resultados em certos casos. Por exemplo, ao anunciar um brinquedo, você pode atingir pessoas que já jogam jogos semelhantes.

Exceção

Você pode, por exemplo, excluir pessoas que já são seus assinantes.

Visão de mundo

Não uso esse bloco porque não havia necessidade. Talvez você ache isso útil.

Viajantes

Se você marcar esta caixa, os anúncios serão transmitidos para as pessoas que marcarem suas fotos em locais diferentes. O que aumenta as chances de encontrar um público mais solvente.

Próximo bloco “Educação e trabalho”

Ao direcionar as profissões, você também pode sintonizar adicionalmente o público que terá interesse em seu produto ou serviço. Por exemplo, as pessoas que estudaram para uma especialidade altamente remunerada numa das universidades de elite têm muito mais probabilidades de ter alta renda do que os professores do ensino primário. O mesmo se aplica a pessoas que ocupam determinado cargo ou trabalham em determinada empresa.

Opções adicionais

  • Grupos de redirecionamento. Essa configuração merece um artigo separado. Resumindo, você pode coletar uma base de usuários separada para a qual seu anúncio será transmitido. Isso pode ser feito usando determinado software ou instalando primeiro um código de retargeting em seu site.
  • Exceto. Também podemos excluir pessoas que não queremos que nossos anúncios alcancem. Por exemplo, para pessoas que já estão inscritas na nossa comunidade.
  • Dispositivos. Se selecionarmos aqui proprietários de equipamentos Apple ou proprietários de smartphones, poderemos atingir o público pagante com ainda mais precisão.

Normalmente ignoro as configurações restantes neste bloco, simplesmente porque ainda não encontrei tais campanhas publicitárias.

Definir preço e localização

Para impressões ou para conversões?

Precisamos escolher o preço das impressões e dos cliques. Quando configurada corretamente, a publicidade baseada em impressões costuma ser mais eficaz do que a publicidade por clique. Mas há exceções, digamos, se o seu público estiver acima de 500 mil, faz sentido testar a publicidade para cliques. Recomendo escolher plataformas de publicidade apenas no VKontakte.

Custo de transição.

O principal erro dos iniciantes é deixar o preço que o VKontakte oferece. É por isso que muitos consideram a publicidade do VKontakte excessivamente cara. Na verdade, você precisa se guiar por uma fórmula simples: divida o valor proposto (cliques ou 1.000 impressões) por cerca de 10 ou mais. Ou seja, se o VKontakte recomenda um preço de 12 rublos para 1.000 impressões, você pode defini-lo em 1,2 rublos. e se as impressões forem desparafusadas normalmente (pelo menos 1 impressão por segundo), deixamos como estão. Caso contrário, aumentamos um pouco o preço e assim sucessivamente até que as impressões saiam normalmente.

Clique em “Criar um anúncio” e lance o anúncio para moderação.

Atenciosamente, Vladimir Kondratenko

Você diz que a publicidade do VKontakte não funciona bem: alguns alunos clicam nos anúncios, todo o orçamento é gasto da noite para o dia, mas não dá resultado? Isso acontece se você escolher errado público-alvo. Neste artigo, você aprenderá como configurar corretamente a segmentação do VKontakte para mostrar publicidade às pessoas certas.

Como funciona a segmentação do VKontakte

Imagine que você está anunciando serviços de conserto de automóveis em Smolensk. Você pode exibir anúncios nas comunidades VKontakte mais populares e aguardar uma resposta. Se o anúncio disser “Conserto de automóveis em Smolensk”, os clientes provavelmente entrarão em contato com você. O problema é que você pagará pela exibição de anúncios aos residentes de Penza, Irkutsk e Vladivostok. Além disso, você gastará dinheiro exibindo publicidade para usuários de Smolensk e de outras cidades que não possuem carro. Além disso, você está investindo dinheiro em serviços de publicidade para pessoas que dirigem carros estrangeiros caros e inquebráveis. E você é especialista em conserto de carros nacionais e tem fornecimento direto de peças de reposição da AvtoVAZ.

Para gastar dinheiro com eficiência e fazer negócios, você deve exibir anúncios apenas para residentes de Smolensk que tenham carro. É aconselhável que os anúncios sejam vistos por pessoas com carros não muito novos e que possuam peças de reposição da AvtoVAZ. Este problema pode ser resolvido visando o público-alvo.

Com a segmentação, você praticamente elimina impressões de anúncios não direcionadas. Por exemplo, não gaste dinheiro anunciando férias em Pattaya para crianças em idade escolar que ainda estão interessadas em futebol e bonecas, e não andando pela Walking Street. A segmentação de anúncios oferece os seguintes benefícios:

  • Maior resposta: conversões e transações.
  • Reduzindo custos.
  • Reduzindo o custo de aquisição de clientes.
  • Prevenir reações negativas do usuário a publicidade não direcionada.
  • Exibição de anúncios para o público dos concorrentes.

Com este guia, você aprenderá como atingir um público no VKontakte.

Como configurar corretamente a segmentação do VKontakte




Selecione o formato do anúncio: “Imagem e texto”, “Imagem grande”, “Promoção comunitária”.


Insira um título e texto, carregue uma imagem, selecione um tema. Se necessário, você pode definir um limite de idade para impressões. Nesta fase, não perca muito tempo nessas etapas. A tarefa é passar para a segmentação por público-alvo.


Para usar a segmentação de maneira eficaz, você precisa conhecer seu público. Para coletar dados sobre usuários, pesquisar o mercado, pesquisar clientes reais, use o método buyer persona. Você também pode ler sobre ele.

Para o experimento, imagine que a empresa atue na região de Krasnoyarsk. Você atende clientes em todas as cidades da região, exceto Zheleznogorsk. Sabe-se que você é mais frequentemente contatado por mulheres gerentes de escritório com idades entre 20 e 50 anos. Outro grupo de clientes são especialistas em TI de grandes empresas, dos quais 70% são homens. Sua idade também varia de 20 a 50 anos.

Como configurar a segmentação geográfica

Segmente os grupos de público sugeridos acima. Para começar, selecione a geografia das impressões do seu anúncio. Especifique o Território de Krasnoyarsk como alvo e exclua Zheleznogorsk.


Como configurar a segmentação demográfica

Conforme afirmado acima, seus clientes potenciais incluem mulheres que trabalham como gerentes de escritório, bem como homens e mulheres que trabalham em departamentos de TI. Portanto, na seção “Gênero”, deixe o valor padrão. Selecione masculino ou feminino apenas se estiver vendendo um produto claramente masculino ou feminino, como varas giratórias ou maquiagem. Tenha em mente que neste caso você está cortando clientes em potencial, por exemplo, mulheres que gostam de pescar.

Indique a idade do público. De acordo com os termos do experimento, concordamos em atingir clientes com idades entre 20 e 50 anos. Esta é uma faixa etária ampla, portanto especifique-a inalterada em suas configurações. Se a idade da maioria dos clientes estiver numa faixa estreita, por exemplo, 25 a 30 anos, tente expandir o grupo-alvo. Indique sua idade de 22 a 33 anos e avalie os resultados da campanha.

Se necessário, limite o público dos shows aos aniversariantes.


Pule o menu Estado civil. Use-o apenas em casos excepcionais, por exemplo, se estiver vendendo presentes para o Dia dos Namorados.


Quando e como usar a segmentação por interesse e por categoria de interesse

Na segmentação por interesse, você pode selecionar segmentos de público. São usuários que estão atualmente interessados ​​em um determinado produto e prontos para comprá-lo. Por exemplo, um anunciante pode exibir anúncios para pessoas que costumam fazer compras em lojas on-line, procuram um carro ou estão interessadas em serviços financeiros. O VKontakte classifica os usuários em segmentos de público com base em suas atividades na rede social e em sites externos.


Como atingir os membros da comunidade

A ideia é muito simples: se você exibir anúncios para membros de comunidades temáticas, a resposta será maior. Por exemplo, você pode exibir anúncios sobre recarga de cartuchos para membros de todas as comunidades do tópico relevante relacionado à região selecionada.


Para encontrar comunidades adequadas, use a pesquisa VKontakte. Usando o filtro você pode alterar os critérios de pesquisa.


Use também o serviço allsocial.ru, com o qual você pode pesquisar e avaliar comunidades. Certifique-se de excluir membros da sua comunidade do público. Muito provavelmente, eles verão as publicações de qualquer maneira.

Como exibir anúncios para usuários de aplicativos e sites específicos

Esta tarefa é resolvida usando o filtro “Aplicativos e Sites”. Digite o nome do site de seu interesse e salve as opções propostas pelo sistema. Nesta fase, você pode avaliar o alcance potencial e a viabilidade de direcionar o público com base no critério selecionado.


Se necessário, exclua a exibição de sites ou aplicativos aos usuários usando o filtro "Exceto". Marque a caixa de seleção “Viajantes” se quiser exibir anúncios para usuários que visitam o VKontakte enquanto viajam no exterior.


O que fazer com a segmentação por escolaridade e posição

Procure um público-alvo por formação apenas se estiver interessado em graduados de áreas específicas instituições educacionais. Você também pode segmentar usuários que se formaram recentemente em uma instituição educacional.


Use a segmentação por posição em como último recurso e muito legal. Esse método de segmentação pode restringir bastante o seu público ou adicionar pessoas não segmentadas a ele. Em primeiro lugar, nem todos os utilizadores indicam uma posição. Em segundo lugar, o público-alvo pode incluir pessoas que indiquem na página todos os seus locais de trabalho.

Por exemplo, filtre seu público por cargo se quiser exibir anúncios para profissionais específicos. Por exemplo, use este tipo segmentação se você vende equipamentos odontológicos. Lembre-se de que os anúncios não serão vistos por dentistas que não tenham indicado sua profissão em seu perfil.


Como usar o redirecionamento

Os usuários que estão familiarizados com seu negócio, produto, site ou público do VKontakte respondem aos anúncios com muito mais frequência do que um público frio. Este é um ótimo motivo para usar o retargeting.

Para usar o retargeting, acesse o menu apropriado na conta de publicidade VKontakte. Clique no botão Criar público.


Você pode criar um público usando um pixel de retargeting ou dados de um arquivo.


Carregue um arquivo com um banco de dados de endereços de e-mail, números de telefone ou IDs de perfil de usuário. Confira requisitos para informações baixadas ou use as recomendações:

  • Use um arquivo CSV ou TXT.
  • Escreva um endereço, identificação ou número de telefone por linha. Você também pode escrever dados em uma string separada por vírgulas ou ponto e vírgula. Você pode descobrir o ID do usuário usando aplicações.
  • Insira seu número de telefone nos seguintes formatos: +71111111111, 71111111111, 8-111-111-11-11.

Você também pode instalar um código de retargeting em seu site. No menu Pixels, gere um pixel.


Copie o código e cole-o no site.


Se o site rodar em WordPress, é conveniente inserir o código utilizando o plugin Head, Footer e Post Injections.

Use o menu "Editar" para adicionar/remover públicos ou obter o código de retargeting novamente.


Após preencher seu público de retargeting, crie anúncios e lance uma campanha publicitária.


Quais serviços aumentam a eficiência da segmentação do VKontakte?

Usando serviços externos, você pode melhorar a precisão da segmentação do seu público-alvo e tornar a publicidade mais eficaz. Preste atenção aos seguintes sites:

  • Cérebro. Este é um dos serviços externos mais populares e eficazes para gerenciar publicidade VKontakte. A segmentação usando o Cerebro oferece os seguintes recursos: busca de públicos e públicos semelhantes, identificação de usuários ativos de grupos e públicos, segmentação de clientes potenciais que interagiram com postagens individuais do VKontakte, busca de comunidades temáticas, segmentação de amigos do usuário e outros.
  • Pimenta. Leia sobre os recursos do serviço em nossa análise.
  • Totalmente social. Usando o serviço, você pode pesquisar comunidades temáticas. Allsocial também procura rapidamente administradores de grupo e rastreia alterações em grupos, como alterações de nome.
  • Destaque (grátis). Coleta dados de membros do grupo, segmenta usuários por tipos diferentes atividade, como curtir determinadas postagens ou em determinados grupos. Também encontra contatos de administradores de grupo. Para utilizar o serviço, você deve fazer login via conta"VKontakte".
  • Segmento alvo (pago). Usando este serviço, você pode atingir o público das comunidades VKontakte. O sistema também funciona com Facebook, Odnoklassniki e Instagram.
  • SomenteTolk (grátis). Usando esta plataforma, você pode gerenciar campanhas publicitárias VKontakte, incluindo a identificação de públicos-alvo.

Para aumentar a eficácia da publicidade, é necessária a recolha de dados sobre diferentes segmentos do público-alvo que utilizam um ou mais serviços. Salve os dados recebidos em formato CSV ou TXT e crie os grupos de retargeting apropriados.

A segmentação por público está disponível em serviços de automação de publicidade, por exemplo, Aori, Plarin, Sociate.Targeting. Os recursos de segmentação aqui são padrão, mas os sistemas de automação fornecem aos anunciantes a capacidade de gerenciar simultaneamente campanhas publicitárias em múltiplas plataformas.

Como a segmentação aumenta a eficácia da publicidade VKontakte

Nesta seção você encontrará exemplos bem-sucedidos e malsucedidos de direcionamento ao público-alvo do VKontakte. Os casos são apresentados em forma de lista com um breve anúncio e um link para a fonte onde você pode estudar os detalhes. Considere as seguintes lições de segmentação:

  • O autor de um blog extravagante sobre SMM escreve que graças ao serviço Cerebro Target, conseguiu aumentar significativamente a CTR dos anúncios, bem como alcançar mais alta conversão conversões para aplicativos em comparação com publicidade em comunidades VKontakte.
  • Autor do grupo “Effective Targeting” Anel Radiant fala sobre a experiência de atrair 10 mil inscritos para o grupo por 10 mil rublos. O segredo para uma campanha publicitária comunitária de jardinagem bem-sucedida é uma segmentação bem definida. O público das impressões dos anúncios foi determinado por sexo, idade e região de residência.
  • O autor do blog “Sofa Theorist” Mikhail Bursin ganhou uma experiência muito valiosa usando a segmentação do VKontakte. O sistema exibia o anúncio para as mesmas pessoas, por isso a eficácia da publicidade era baixa. Este minicaso lembra você de usar a opção de limitar impressões de anúncios a um usuário.
  • Colegas de Magwai dizem que a publicidade direcionada no VKontakte mostrou mais alta eficiência na busca por funcionários em comparação à publicação paga no HeadHunter. Alguém mais acha que o VKontakte é uma rede para crianças em idade escolar?
  • Outro caso da Magwai mostra a eficácia comparativa da publicidade direcionada no VKontakte, publicidade Yandex.Direct na pesquisa e YAN. Segundo o autor, os anúncios em YAN trazem mais cliques e custam menos ao anunciante.
  • Colegas da Icontext escrevem que o retargeting torna a publicidade do VKontakte comparável em eficácia ao Google AdWords e Yandex.Direct.
  • Maxim Lukyanov conta como, com a ajuda do Cerebro, conseguiu atingir um público interessado e obter tráfego comercial a um preço ridículo.

Você também pode conferir o grande

A publicidade direcionada no VKontakte é uma excelente ferramenta para encontrar clientes. Se você já usou, mas o resultado não o impressionou, provavelmente você simplesmente configurou a campanha publicitária incorretamente. De segmentação correta Quase tudo depende, inclusive o mais importante: quanto você pagará por um cliente real.

Neste guia falarei detalhadamente sobre como configurar campanhas publicitárias VKontakte, darei dicas para aumentar a eficiência e falarei sobre os erros mais comuns.

Criamos publicidade no VKontakte

Você terá quatro opções para escolher:

Escolha a primeira opção, falaremos sobre isso. O restante oferece as seguintes opções:

  • Promoção de postagens – postagem de postagens nos feeds de notícias dos usuários;
  • Postagens publicitárias – postagens publicitárias em comunidades;
  • Especiais no jogo – Publicidade no aplicativo e no jogo, onde você também pode personalizar sua segmentação.

Depois disso, você será solicitado a selecionar um formato de anúncio para tipos diferentes Pode haver diferentes formatos.

Escreva um título, uma descrição e faça upload de imagens. Uma prévia do seu futuro anúncio está disponível no lado direito. Em seguida, passamos para a segmentação em si.

Primeiramente, indique o assunto do anúncio, bem como a classificação etária (se necessário). Depois disso, você especifica a geografia dos usuários. Observe que você tem a oportunidade não apenas de especificar a região desejada, mas também de excluir a desnecessária (em alguns casos esta função é útil). À direita são mostrados os dados do público e o custo por clique recomendado.

Você tem a oportunidade de especificar não apenas um país, cidade ou região, mas também bairros ou ruas da cidade. Observe que os usuários que não forneceram tais informações sobre si mesmos, bem como aqueles que forneceram informações imprecisas, serão automaticamente excluídos. VKontakte concentra-se apenas nas informações fornecidas pelos próprios usuários.

Agora estamos visando dados demográficos. É impossível dar aqui recomendações específicas, pois você mesmo deve conhecer o público-alvo do seu negócio. O VKontakte permite configurar com muita flexibilidade a segmentação demográfica, você pode especificar vários parâmetros, mesmo que seja possível exibir anúncios para quem fará aniversário em breve;

Você deve abordar a definição de interesses com cuidado; às vezes é melhor ignorá-los; Por exemplo, se o seu público é composto por homens de 40 a 50 anos, eles geralmente raramente preenchem suas páginas detalhadamente. Portanto, se você indicar interesses, seu anúncio não será mostrado a eles, pois não os indicaram.

E, em geral, muitos usuários escrevem bobagens ou indicam tudo lá no seu próprio interesse, então a eficácia da configuração dessa parte da segmentação demográfica levanta muitas questões. Mas em alguns casos isso pode ser necessário, principalmente se você tiver produtos ou serviços específicos.

Aqui está um exemplo de um interesse muito específico:

A maioria dessas 863 pessoas são páginas falsas de centros de serviços ou lojas de automóveis, então não faz sentido mostrar-lhes anúncios de carburadores. Os interesses podem ser configurados de forma bastante ampla:

O item “Visão de mundo” sempre pode ser ignorado quando você estiver vendendo um produto ou serviço, devendo ser indiferente à visão de mundo do cliente (há exceções quando; estamos falando sobre sobre algo relacionado à religião).

Preste atenção nos itens “Comunidades” e “Aplicativos e Site” aqui você tem a oportunidade de especificar as plataformas para cujos usuários deseja exibir publicidade; Às vezes, esse recurso pode ser muito útil. Por exemplo, você queria anunciar em uma comunidade da cidade, mas o proprietário definiu um preço muito alto? Então você poderá exibir seus anúncios apenas para assinantes desta comunidade.

Agora você precisa especificar sua educação e definir configurações adicionais.

Com educação e posição tudo é igual aos interesses, geralmente isso não é indicado, mas há exceções; Em geral, faz sentido indicar formação quando se tem interesse em graduados de universidades específicas.

O retargeting permite atingir um público que já conhece você. Já escrevi sobre a eficácia desta ferramenta de marketing neste artigo. VKontakte permite que você baixe um banco de dados de números de telefone, IDs de perfil e endereços de e-mail. Você pode instalar o código em um site que coletará dados sobre os usuários que o visitam.

Observo que o código pode ser instalado tanto em todo o site quanto em páginas individuais, o que às vezes é muito necessário. Por exemplo, quando você deseja mostrar anúncios aqueles que olharam para uma determinada categoria de bens ou mesmo produtos específicos.

Neste ponto, a criação do anúncio estará quase concluída. Basta indicar a forma de pagamento, o custo de transição (ou por 1000 impressões) e selecionar as plataformas de publicidade.

Qual método de pagamento será lucrativo depende muito do anúncio. Se tiver muito sucesso e sua CTR for alta, o pagamento pelas impressões será muito mais lucrativo. O VKontakte define o custo de transição (ou por 1.000 impressões) como médio por padrão, se você definir valores muito baixos, seus anúncios serão exibidos muito raramente ou nunca serão exibidos; Assim, para atrair visitantes o mais rápido possível, é necessário definir um preço alto.

Como criar um anúncio eficaz?

Existem várias regras que funcionam bem nesta rede social:

  • Lembre-se que a imagem chama muito mais atenção do que o texto, pois não se trata de um anúncio no resultado da pesquisa. mecanismo de pesquisa. Se a imagem estiver desbotada e combinada com o design do VKontakte, ela pode simplesmente não ser notada;
  • É aconselhável usar inscrições na imagem; elas devem ser grandes o suficiente, portanto não se deve adicionar textos longos às imagens;
  • Pense bem no título, pois ele é limitado a apenas 25 caracteres. Tente contar em poucas palavras o que espera uma pessoa se ela clicar no anúncio.

Nunca se limite a criar um anúncio, teste opções diferentes. Às vezes, alterar uma palavra no título ou na imagem pode melhorar muito os resultados. Na verdade, este é o único conselho universal que posso dar. Não existe receita para o sucesso; cada campanha publicitária deve ser personalizada individualmente.

Experimente pagar por impressões, experimente pagar por cliques, altere suas configurações de segmentação, procure a opção mais lucrativa. Seu trabalho é atrair quantidade máxima clientes potenciais por dinheiro mínimo.

Serviços úteis

Posso recomendar um número serviços úteis que ajudam nas campanhas publicitárias do VKontakte.